clínica

Notícias

Tudo que você precisa saber para manter sua saúde bucal.zeze

Qual a importância da Saúde bucal na prática de atividades físicas?

Você sabia que a saúde bucal alterada pode interferir no desempenho de atletas? Pode parecer exagero, mas uma pesquisa realizada pelo The Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports descobriu que sim!

Segundo o artigo Exercise and Oral Health: Implicatios of the exercise intensity on dental diseases, foi realizada uma pesquisa com 278 atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012 e foi constatado que a grande maioria deles apresentava problemas dentários. Além de grande ocorrência de cárie, foram identificados problemas na gengiva e corrosão do esmalte do dente.

O mais interessante dessa pesquisa que relacionou saúde bucal e atividades físicas é que os atletas analisados tinham acesso a atendimento odontológico. Após essa primeira análise, foram analisados os hábitos de um novo grupo de pessoas, sendo metade atletas profissionais e outra metade que não praticava esportes - e esse grupo de esportistas apresentou problemas de saúde bucal não identificados nos não-esportistas.

Mas quais hábitos ou problemas afetam a saúde bucal de quem pratica atividades físicas? Segundo os pesquisadores:

- os atletas de alto rendimento consomem grandes quantidades de bebidas esportivas e barras energéticas, que contém alto teor de açúcar e isso acarreta em maior ocorrência de cárie;
- atletas também apresentaram maior grau de erosão do esmalte dos dentes, em níveis que variavam de acordo com o tempo que gostavam em seus treinamentos físicos;
- pesquisadores também identificaram que a produção de saliva era menor durante a prática de atividades físicas, fazendo dela mais alcalina e, consequentemente, mais propensa ao desenvolvimento de tártaro e placas nos dentes.

Com esta pesquisa, fica clara a importância do cuidado extra com a saúde bucal quando a prática de exercícios físicos é intensa. Mas como minimizar os efeitos da prática de esportes no trato bucal?

Confira algumas dicas essenciais:

- beba água ao invés de isotônicos ou qualquer outra bebida que contenha açúcar durante a prática de esportes e atividades físicas;
- siga as recomendações de um dentista e procure fazer revisões com maior frequência, além de exames de avaliação a cada seis meses;
- para as atividades de impacto ou maior risco de quebra ou desgaste dos dentes, utilize a proteção apropriada.

Se você pratica esportes regularmente e de forma intensa, procure seu dentista para uma avaliação e acompanhamento regular.

Agendamento de consulta

Preencha os dados e aguarde o nosso contato com a confirmação da sua consulta.