clínica

Notícias

Tudo que você precisa saber para manter sua saúde bucal.zeze

Lentes de contato dental: tudo o que você precisa saber sobre esse tratamento

Atual preferência em tratamento estético, as lentes de contato dental são revestimentos que cobrem a superfície dos dentes, para melhorar a aparência dos mesmos. Por ser um recurso estético relativamente recente, ainda existem algumas dúvidas sobre como é feito exatamente, como funciona, tempo de duração e etc. Para esclarecer estas dúvidas sobre lentes de contato dentais, seguem as principais informações que você precisa ter antes de buscar por este tipo de tratamento.

Lentes de contato dental

O que são: as lentes de contato dental são uma variação ultrafina da faceta dental em porcelana (espessura de 0,2 a 0,5 mm), usadas para cobrir de forma total ou parcial de um ou mais dentes. O tipo de porcelana utilizado para a produção de lentes para dentes é o dissilicato de lítio, um tipo de cerâmica que tem visual muito similar aos dentes (levemente translúcida e fluorescente, resistente a fraturas e ao amarelamento).

Para que servem: as lentes de contato dental servem para proporcionar um sorriso esteticamente perfeito. Melhoram a aparência dos dentes, podendo unir dentes separados, esconder manchas, lascas, desgaste decorrente do bruxismo, aumentar dentes muito pequenos, além de corrigir até mesmo pequenos desvios de alinhamento. Indicação: apesar de aparentemente parecer a solução para muitos problemas estéticos dos dentes, as lentes de contato dental são indicadas para os casos de desgaste natural ou não dos dentes, dentes com espaçamento, descoloração dos dentes, dentes trincados ou quebrados, dentes com manchas de origens diversas (de cigarro, medicamentos, excesso de flúor e outros), dentes desalinhados e irregulares.

Pré-procedimento: antes da aplicação das lentes de contato dental é preciso fazer uma primeira consulta ao dentista que analisará a arcada dentária e seguirá os protocolos prévios para a aplicação das lentes.

Como é o procedimento: após a avaliação do dentista que dará aprovação ou não para a colocação das lentes de contatos dentais, é necessária a realização de exames (como raio-x) e a produção de moldes para os dentes. Para a preparação das lentes, o dentista precisa desgastar minimamente a superfície dos dentes, equivalente a espessura das lentes que serão colocadas posteriormente. Após, é feito um molde dos dentes para que as lentes sejam produzidas. Nesse período, podem ser usadas lentes de contato dental temporárias. Após isso, as lentes são coladas aos dentes.

Vantagens: risco mínimo a estrutura dental; melhoramento da estética dental, tratamento rápido, deixa os dentes com aparência natural, pouca rejeição por parte da gengiva, resistente à manchas, cor das lentes é definida a partir da vontade do cliente, não pigmenta.

Duração: de 10 a 15 anos.

Agendamento de consulta

Preencha os dados e aguarde o nosso contato com a confirmação da sua consulta.